Gotha – consciência em todos os detalhes

Aqui no Reuse nós procuramos sempre divulgar marcas que estejam em sintonia com a nossa linha de pensamento.

E como atraímos o que transmitimos, nem precisamos ir muito longe para encontrar muita gente talentosa usando a criatividade em prol de uma moda mais consciente com os impactos causados pela sua cadeia produtiva.

Nossa amiga Ju Spoladore é a designer à frente da marca Gotha e conta ela mesma como tudo isso começou e com emprega os conceitos de sustentabilidade ao desenvolver as suas peças.

“A Gotha surgiu a partir do questionamento sobre a forma como consumimos, o que pensamos durante a realização da compra de um produto, o que envolve ou o que está por trás da produção daquela peça.

A intenção da marca se baseia no estímulo ao consumo consciente, mostrando de modo claro e transparente a importância da forma como são realizados todos os processos de produção que aquela peça implica. Promovendo uma cadeia solidária através do bom relacionamento entre os parceiros e colaboradores, em que todos tenham uma vida saudável e que o lado ‘humano’ esteja à frente. 

Existe também uma preocupação com a origem e composição das matérias-primas,  preferência para o uso de fibras naturais, orgânicas, utilização de tingimento natural e incentivo aos processos manuais e artesanais. Isso faz com que cada peça carregue uma mensagem própria. 

Nossa produção em pequena escala permite um cuidado especial e exclusivo, já que o tingimento artesanal é feito  peça por peça. Hoje, além da parceria com cooperativas, temos também a valorização do trabalho artístico local e as estampas são criadas pela artista plástica Giovana Amaral.

E a sustentabilidade não para por aí. É preciso também o cuidado com o destino dos resíduos produzidos na confecção das peças. Na Gotha,  as sobras de tecidos são sempre guardadas para serem usados na criação de acessórios, bem como para criar novas peças de roupas exclusivas.”

finall

Considerada uma das indústrias menos sustentáveis, a moda pode sim reverter essa imagem. Como a Ju nos mostra, é possível aplicar técnicas e valores cada vez mais conscientes desde a busca por novas técnicas de desenvolvimento, execução e pós-produção.

Outro diferencial que valorizamos muito na Gotha é todo o carinho e amor aplicados em cada peça. Acaba que você anda por aí com toda essa vibração positiva no seu dia a dia e POSITIVIDADE nunca é demais!

No Reuse Ideias você encontra de tudo que pode ser reusado, repensado e reciclado: ideias, pensamentos, moda, gastronomia, design, música, arte, atitude e muito mais. Tudo que já foi e pode ser novo de novo, porque o que vale é se reinventar.