Mais amor, menos desperdício e mais informação

images

Esse é o mote do projeto Favela Orgânica da Regina Tchelly que esteve essa semana em Floripa participando de um evento focado em Slow Food. Calma que a gente já explica tudo.

Começando pelo começo, para quem não conhece, Slow Food é um movimento mundial que preza por alimentação saudável, sustentável e que valoriza a produção agrícola local e orgânica.

Agora, voltando pra história da Regina, ela é uma ex-doméstica que criou este projeto onde ministra aulas e workshops sobre como aproveitar todas as partes de legumes, frutas e verduras transformando tudo isso em receitas deliciosas.

Tamanho é o sucesso que projeto expandiu sua abrangência desde as favelas no Rio, para todo o Brasil e ganhou o mundo. Sua primeira viagem internacional foi para a Itália e recentemente ela participou de um congresso internacional de gastronomia na França.

Os ensinamentos dela vão além do reaproveitamento total de talos e cascas. Tendo como exemplo sua história, ela dá uma verdadeira lição de autoestima, valorização pessoal e força de vontade para os moradores das favelas por onde passa.

foto_reginatchelly_galeria2

“Com a vida eu aprendi que tinha que fazer diferente no lugar onde eu estou. Não é simplesmente cozinhar. Para trabalhar como os alimentos é preciso de uma energia boa. Alimento é para unir, quero fazer o resgate ao prazer de cozinhar e conversar. Eu, que nunca estudei em uma universidade, hoje estou o tempo todo dentro das universidades dando cursos.”

E se você quer mais é que ela brilhe muito, saiba que a Regina em breve lançará um livro com suas receitas e participará de um programa de televisão.

Quer colocar em prática os ensinamentos dela?  Compartilhamos uma receita que saiu no DC dessa semana:

Brigadeiro de Banana

Ingredientes: 2 bananas maduras com casca – 4 colheres de cacau – 3 dedos de água gelada

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e coloque em copinhos. Simples assim. Se quiser, também dá pra enrolar, é só colocar no forno até que fique mais durinho.

Parece uma delícia né? Quem fizer, compartilha com a gente o que achou…

 

No Reuse Ideias você encontra de tudo que pode ser reusado, repensado e reciclado: ideias, pensamentos, moda, gastronomia, design, música, arte, atitude e muito mais. Tudo que já foi e pode ser novo de novo, porque o que vale é se reinventar.