Quadrinho peixeiro

17412518

Acontece hoje em Itajaí, o lançamento da graphic novel “Lama”, do autor Juliano Andrade da Silva. A Itajaí dos anos 60 é o cenário e traz em suas ilustrações muitos dos locais símbolos da cidade como o Casarão Malburg, o Café Democrático, a Igreja Matriz e até mesmo o Canto do Morcego retratados como eram antigamente.

17412513

A história se baseia nas aventuras de um jornalista que cansado de trabalhar para um jornal mequetrefe, resolve investigar a fundo uma série de crimes estranhos que acontecem pela cidade.

A ideia do autor foi colocar a cultura local como pano de fundo da história e para isso, Juliano explica que foi necessária uma extensa pesquisa sobre a realidade da época: “Encontrei vários registros na internet e trabalhos universitários. Também conversei bastante com pessoas que pudessem dar detalhes sobre como era a cidade. Desde que inscrevi o projeto na Lei de Incentivo à Cultura até a conclusão da história foi um ano e meio de trabalho”.

10653449_638335989604421_8485732613654482589_n1

Outro ponto de ligação entre a trama e o município é o nome da história em quadrinhos: Lama. Juliano conta que o título tem duplo sentido, pois ao mesmo tempo em que faz memória à lama do mangue na Avenida Beira-rio, também se refere aos rastros deixados nas cenas dos crimes. Conforme o artista, é através desses detalhes que a cultura local é transmitida para o leitor.

O lançamento da obra está por toda a mídia e ficamos felizes em ver o destaque que esse trabalho vem recebendo. Afinal, trata-se de um trabalho de resgate cultural de uma forma nova e gostosa de ler.

Fonte: O Sol Diário

 

 

No Reuse Ideias você encontra de tudo que pode ser reusado, repensado e reciclado: ideias, pensamentos, moda, gastronomia, design, música, arte, atitude e muito mais. Tudo que já foi e pode ser novo de novo, porque o que vale é se reinventar.